Política educacional brasileira e catarinense (1934-1996): Una inspiração meritocrática
Resumen
Neste estudo, procuramos investigar a concepção meritocrática presente nas políticas oficiais destinadas à educação brasileira e catarinense ao longo do século XX. Partimos do pressuposto de que esses ideais, que consideram o mérito escolar como arquétipo do mérito pessoal, estão no centro da reflexão e das medidas voltadas à educação nacional. Para tanto, analisamos, primeiramente, o sentido etimológico do termo mérito, buscando compreender o significado atribuído aos termos meritocracia e meritocracia escolar. Em seguida, examinamos a incidência desses termos e de seus correlatos nas constituições federais e do Estado de Santa Catarina, assim como na legislação para a educação brasileira, entre 1934 e 1996. O estudo léxico e sintático desses termos permitiu a construção de tabelas e ofereceu algumas indicações que ajudam a compreender as mudanças nos referenciais da política educacional brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista aceptan que los derechos de impresión y de reproducción por cualquier forma y medio serán propiedad de REID.
REID aceptará cualquier petición razonable que se haga para obtener el permiso de acceso y en su caso, de reproducción de los artículos ya publicados.
Declaración de privacidad
Los nombres y direcciones de correo electrónico introducidos se usarán exclusivamente para los fines declarados por esta revista y no estarán disponibles para ningún otro propósito u otra persona.