Senhoras da água: análise ecocrítica comparativa dos imaginários europeus e asiáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17561/at.27.7910

Palavras-chave:

Espíritos da água femininos, Folclore europeu, Folclore do Extremo Oriente, Ecocrítica

Resumo

Ao longo da história, a água tem sido habitada e protegida por numerosas divindades, produto do imaginário humano. Nas diversas culturas existentes, a água tem sido um elemento natural muito associado à mulher, consequentemente, existem numerosas narrativas onde as protagonistas são espíritos femininos que se localizam em riachos, rios, lagos, poços, etc. Geralmente, as lendas costumam narrar encontros entre esses genius loci e seres humanos. Apesar dos quilômetros que separam os países europeus dos do Extremo Oriente (Coreia, China e Japão), as interações que ocorrem entre seres de ambos os mundos são muito semelhantes, como vestígios de uma possível unidade cultural euroasiática. Por isso, este estudo concentra-se em realizar uma análise comparativa ecocrítica sobre os encontros entre espíritos femininos da água e o ser humano, podendo assim detectar as semelhanças nas narrativas de ambas as culturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Durán González, Universidad de Extremadura

    Universidad de Extremadura

    Lengua

Referências

Álamo, Francisco Diego y Bonachera, Ana Isabel. 2016: “Análisis de las características literarias en la novela gótica irlandesa (1760-1897). Una aproximación”.Revista de la Asociación Española de Semiótica, (25), 297-324. https://doi.org/10.5944/signa.vol25.2016.16968

Bataller, Alexandre. 2020: “Lleganda i paisatge a elements de mediació literària Encantades i pedagogía de límaginari”. Cultura, Lenguaje y Representación, 23, 7-23 http://doi.org/10.6035/clr.2020.23.1

Birrell, Anne. 2005: Mitos chinos. Madrid (España), Akal

Davisson, Zack. 2015: Yurei. The Japanese Ghost. Seattle (USA), Chin Music Press.

García, Angélica. 2018: “Pintando leyendas: lecturas de pinturas en el largometraje de anime contemporáneo”. Revista latente, 16, 111-130. http://doi.org/10.25145/j.latente.2018.16.005

García de Diego, Vicente. 1958: Antologías de leyendas de la literatura universal. Barcelona (España), Labor.

Graves, Robert. 1983: La Diosa Blanca. Madrid (España), Alianza.

Howard, Brandon Michael. 2011: A Yōkai Parade Through Time in Japan, doctoral thesis, Dickinson College, Pennsylvania, Carliste, EE.UU.

Jiménez, José Luis. 2021: “Mitos, cuentos y leyendas eslavas”. Revista de folklore, (472), 43-53.

Klein, Rainer W. 2004: Espíritus, fantasmas y otras apariciones. Buenos Aires (Argentina) Imaginador.

Makino, Yoko. 1991: “Lafcadio Hearn´s Yuki-Onna and Baudelaire´s Les Bienfaits de la Lune”. Comparative Literature Studies, 28(3), 234-244. https://www.jstor.org/stable/40246790

Mariolakos, Ilias, Kranioti, Antigoni, Markatselis, Evangelos & Papageorgiou, Marina. 2007: “Water, mythology and environmental education”. Desalination, 213, 141-146. https://doi.org/10.1016/j.desal.2006.05.061

Martos, Alberto y Martos Aitana. 2015: “Nuevas lecturas de la llorona: Imaginarios, identidad y discurso parabólico”. Universum, 30(2). http://doi.org/10.4067/S0718-23762015000200011

Martos, Eloy. 2012: “Lecturas del agua (símbolos, ecocrítica y cultura del agua)”. Nuances: estudos sobre Educação, 22(23), 37-56. https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1749

Martos, Eloy y Martos, Aitana. 2017: “Literatura, folclore y medio Ambiente: el caso de las lavanderas”. Textura, 19 (39), 6-18. http://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-39-2716

Martos, Eloy y Martos Alberto Eloy. 2013: “Ecoficciones e imaginarios del agua y su importancia para la memoria cultural y la sostenibilidad”. Alpha, (36), 71-91. http://doi.org/10.4067/S0718-22012013000100006

Ojeda, Álvaro e Hidalgo, Alfonso. 2007: Corea interior, Corea exterior. Madrid (España), Editorial verbum.

Pérez, José Lucas, Mouritsen, Ole G., Rhatigan, Prannie, Cor¬nish, M. Lyhn. & Critchley, Alan T. 2020: “Seaweeds in mythology, folklore, poetry, and life”. Journal of Applied Phycology, 32. https://doi.org/10.1007/s10811-020-02133-0

Reboreda Morillo, Susana, y Castro Pérez, Ladislao. 2004: “Cernunnos y sus antecedentes orientales”. AnMurcia, 19-20. https://doi.org/10.6018/apa

Requena, Cora. 2009: “Seres fantásticos japoneses en la literatura y en el cine: Obakemono, Yurei, Yokai y Kaidan”. Belphégor: Littérature Populaire et Culture, 8(2).

Rodríguez, José Luis. 2015: “De amores imposibles y otros encantos”. Revista de Folklore, (400), 47-61.

Smith, Richard Gordon. 2018: Cuentos tradicionales de Japón. Guijón (España), Satori ediciones.

Tapia, Javier. 2020: Mitología china. Barcelona (España), Plutón ediciones.

Toriyama, Sekien. 2014: Guía ilustrada de monstruos y fantasmas de Japón. Madrid (España), Quaterni.

Tyas, Karina, 2018: Kisah Hantu & Legenda Dari Korea. (Indonesia), Histeria.

Vidal, Berta Elena. 1942: “La leyenda de la ciudad perdida”. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, 3.

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Durán González, B., del Pino Tortonda , A. ., & Barriga Galeano, E. (2025). Senhoras da água: análise ecocrítica comparativa dos imaginários europeus e asiáticos. Agua Y Territorio Water and Landscape, 27, 33-42. https://doi.org/10.17561/at.27.7910