O corpo como manifestação holística Trabalhando a partir do corpo na educação
DOI:
https://doi.org/10.17561/rtc.25.8496Palavras-chave:
cuerpo, educación, movimiento, expresión, arte, biodanzaResumo
O tema principal do texto é mostrar a visão que a educação tem sobre o corpo, limitando-se aos aspectos técnicos e táticos, ignorando tudo o que o corpo acarreta como integração de todas as capacidades humanas. Pretende-se dar visibilidade a atividades criativas e artísticas que, através do uso do próprio corpo e movimento, possam rentabilizar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Básico. Trabalhar através da integração do corpo envolve a aquisição de aprendizagens significativas que facilitam a desinibição e a expressão com total facilidade e autonomia dos alunos, permitindo-lhes socializar com o resto da comunidade educativa e com outras pessoas.
Nessa perspectiva, é apresentado um estudo de caso que trata da Biodança no período do Ensino Fundamental, mostrando os benefícios e vantagens da implementação de atividades artísticas, por meio do próprio corpo, na educação e aprendizagem dos alunos. Além disso, contribui direta e positivamente para a saúde e o bem-estar das pessoas que realizam esta disciplina emergente.
Downloads
Referências
Castro, J., y Farina, C. (2015). Hacia un cuerpo de la experiencia en la educación corporal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 37(2), 179-184. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2014.02.002
Chaves, V. E. J., y Weiler, C. C. (2016). Los estudios de casos como enfoque metodológico. ACADEMO, 3(2). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=688273458012
Díaz, J. C. (2005). Aprendizaje significativo vs aprendizaje tradicional: en busca de la interacción cognoscitiva. https://hdl.handle.net/20.500.12962/1808
Farina, C. (2006). Arte, cuerpo y subjetividad: experiencia estética y pedagogía. Educación física y ciencia, 8, 1-14. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=439942650004
González Gaita, M. E.., Mojica Matus, V., y Torres Contreras, O. J. (2010). CUERPO Y MOVIMIENTO HUMANO: PERSPECTIVA HISTÓRICA DESDE EL CONOCIMIENTO. Movimiento científico, 4(1), 73-79. https://doi.org/10.33881/2011-7191.mct.04109
León González, P., y González-Martí, I. (2017). Efectos de la biodanza sobre la afectividad y espontaneidad en niños. Revista Española de Educación Física y Deportes, (416), Pág. 63-77. https://doi.org/10.55166/reefd.vi416.523
Quevedo, C. A., Viera, E. C., & Pascual, I. R. (2021). Biodanza: revisión sistemática sobre los beneficios de una práctica emergente en la promoción de la salud y el bienestar. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (39), 844-848. http://hdl.handle.net/10272/19003
Sánche, I. G., Ordás, R. P., & Lluch, Á. C. (2013). Expresión corporal. Una práctica de intervención que permite encontrar un lenguaje propio mediante el estudio y la profundización del empleo del cuerpo. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (23), 19-22. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=345732289004
Sierra, A. J. G. (2012). Efectos de un programa de biodanza en la ansiedad estado-rasgo en niños escolares de 8 a 12 años. Revista Salud, Historia y Sanidad, 7(2), 77-85. https://agenf.org/ojs/index.php/shs/article/view/223
Yin, R. (1994): Case Study Research: Design and Methods. Sage Publications, Thousand Oaks, CA.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Marta Villanueva Padilla

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
En caso de ser aceptados, los trabajos se publicarán bajo licencia Creative Commons.














